sábado, 23 de fevereiro de 2013

Simplicidade do campo nos holofotes do mundo





O homem do campo valorizado e admirado, com sua vida exposta para todo o mundo! Este é o cenário que se viu numa das maiores e mais belas festas do mundo, o Carnaval do Rio de Janeiro. A escola de samba Unidos de Vila Isabel trouxe para a Sapucaí um pouco da vida no campo, algumas tradições, costumes, práticas, trabalhos, preocupações, rotina e muito mais.


Com um enredo de uma sensibilidade enorme, a agremiação se sagrou campeã do carnaval e a vida no campo teve todos os holofotes voltados para si. Será? O que podemos afirmar sem medo de errar é que poucas vezes na história cultural do Brasil foi feita uma homenagem tão bela e que permitisse tamanha visibilidade. A grande questão é a de que, será que com esta promoção do homem do campo, sua vida, sua simplicidade e seus problemas novas políticas serão feitas para melhorar a qualidade de vida do produtor rural?


Sabemos que o Brasil é um país que possui diversos programas e projetos que visam melhorar a qualidade de vida no campo, mas também sabemos que ainda há muito o que ser feito para conter o êxodo rural. O produtor gosta do que faz, plantar, colher, trabalhar no campo, mas é preciso que ele tenha condições dignas de trabalho, para que ele não precise sair do campo e possa, com isso, ter uma qualidade de vida digna e fortalecer a agricultura do país.

2 comentários:

Nilson Magno Baptista disse...

Amigo Fellype Alberto,pelo menos em nosso município podemos vislumbrar uma luz no fim do túnel,já que nossos administradores ,com certeza,procurarão tornar nossas estradas rurais mais adequadas ao uso do produtor rural,já que delas necessita para o escoamento de sua produção.Esta é um condição "sine qua non ",não acha,meu caro companheiro?Parabéns a Escola de Samba pelo belíssimo enredo.Gostaria que a moda pegasse aqui em João as nossas agremiações produzissem enredos desse tipo.

Fellype Alberto disse...

Quem sabe no futuro não teremos enredos como este aqui em nossa cidade! Caro, Nilson, andei apreciando as reformas que estão sendo feitas nas estradas da zona rural, vão ficar ótimas, em breve estarei produzindo matérias com fotos e tudo! Grande abraço!